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LER e DOT

 

O que é LER?

O termo LER refere-se a um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores, atacam músculos, nervos e tendões provocando irritações e inflamação dos mesmos.

A LER é geralmente causada por movimentos repetidos e contínuos com consequente sobrecarga do sistema músculo-esquelético. O esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho também contribuem para aparecimento da LER.

Em casos extremos pode causar sérios danos aos tendões, dor e perda de movimentos. A LER inclui várias doenças entre as quais, tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, bursite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro toracico e síndrome do pronador redondo. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar as LER por DORT (Disturbio osteomuscular relacionado ao trabalho) ou LER/DORT. A LER também é conhecida por L.T.C. (Lesão por Trauma Cumulativo).

LER é a designação de qualquer doença causada por esforço repetitivo enquanto DORT é o nome dado as doenças causadas pelo trabalho. Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar LER por DORT ou ainda LER/DORT.

Como evitar a "LER"?

Deve-se evitar um ritmo de trabalho intenso durante um período muito longo e o excesso de carga horária, pois isso gera tensão e stress, aumentando a predisposição à "LER".

Outra dica é, se possível, alternar entre atividades diferentes, como digitar e escrever. Trocar de atividade ajuda a manter os músculos flexíveis e relaxados. Manter os músculos tensos por longos períodos de tempo tende a causar problemas.

Para aqueles que trabalham com computadores durante grandes períodos de tempo, é importante fazer breves interrupções com certa freqüência. Se possível, pare por 5 minutos a cada meia hora. Se isso for muito difícil, faça pelo menos uma pausa de 10 minutos a cada hora, pois isso já ajuda bastante. Fazer pausas curtas com freqüência é mais eficaz do que fazer pausas maiores depois de longos períodos de trabalho.

Use esses poucos minutos de pausa para alongar os músculos das mãos, braços, ombros, pescoço e costas. Levante-se, dê uma volta e beba um copo d’água antes de retornar.

 
   
       

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